fbpx
Loading
Caderno aberto com uma mão feminina escrevendo seus planos.

Como criar um planejamento financeiro

Veja um passo a passo de como criar um planejamento financeiro

Olá, Riqueza!

O post de hoje é sobre planejamento financeiro. Portanto, pegue seu caderno, um lápis, seus sonhos, algumas contas domésticas e vamos colocar a mão na massa.

Em primeiro plano, mão feminina escrevendo com lapiseira em cima de uma mesa com vários papéis. Em segundo plano, desfocado, um caderno à direita e uma caneca. Tudo que é necessário para montar um planejamento financeiro.
Para criar um planejamento, é necessário fazer anotações sobre suas finanças

1 – Defina seus objetivos

Qualquer planejamento financeiro precisa de objetivos. Eles são a grande motivação para você organizar suas finanças, afinal, é preciso ter dinheiro para viajar, pagar dívidas, cursar uma pós, alcançar a independência financeira etc. Portanto, o primeiro passo é listar tudo que você quer fazer.

2- Defina prioridades

Agora que você já sabe quais são seus objetivos na vida, é hora de estabelecer prioridades. O que é mais importante para você nesse momento? O que gostaria de realizar em curto, médio e longo prazo?

Perceba, riqueza, como esse processo de organização tangencia o autoconhecimento. Ou seja, para se programar financeiramente, é preciso olhar para dentro de si.

3- Precifique objetivos e defina prazos

O próximo passo é precificar aquilo que você deseja realizar. Pesquise bastante e monte a tabela do orçamento dos seus objetivos. Além do valor, você vai adicionar a essa tabela um prazo para eles se concretizarem. Tendo o valor e o prazo, você descobre quanto precisa juntar por mês para realizá-los.

Esse processo é extremamente importante porque leva nossos sonhos do campo do imaginário ao palpável. Ou melhor dizendo, pegamos metas grandes e as transformamos em pequenas e realizáveis.

Dessa forma, uma meta como “Viajar pela Europa” se transforma em “Viajar pela Europa no final de 2020 juntando 500 reais por mês”. Percebeu como esse objetivo ficou claro e possível? É assim que você precisa fazer com todos.

4- Análise de orçamento

Bom, você já entendeu suas motivações para juntar dinheiro, certo? Também já descobriu quanto vai precisar por mês. Agora, vem a parte mais chata, porém necessária do planejamento: analisar o orçamento.

É hora de pegar fatura do cartão, contas da casa, dívidas (se você tiver) e fazer um raio-x em todos seus gastos mensais. No Instagram, eu ensinei passo a passo de como montar um orçamento mensal.

Quero fazer uma observação: se você tem dívidas, riqueza, seu objetivo mais urgente precisa ser quitá-las, porque só assim conseguirá se organizar. Portanto, na hora de montar o orçamento mensal, faça uma tabela apenas para dívidas com as seguinte colunas: tipo (ex: cheque especial), valor, situação (em atraso ou não) e juros.

Após a análise do orçamento, estabeleça gastos tóxicos (aqueles que fogem do essencial). Lembre-se das suas prioridades para encontrar uma maneira de economizar, ou cortar, certas despesas para destinar o dinheiro a algo que seja realmente importante para você.

5- Fontes de renda

Mas não adianta apenas controlar os gastos. Se você quer acelerar o processo de realização, é preciso procurar outras fontes de renda. Hoje, é possível ganhar dinheiro sem sair de casa, então não há desculpas para não fazer renda extra.

6 – Investimentos

Última etapa do planejamento financeiro é encontrar o melhor lugar para depositar seu dinheiro e fazê-lo trabalhar a seu favor. No canal, você encontra vários vídeos sobre investimentos super instrutivos e fáceis!

Então, gostou do conteúdo?

Veja também formas de facilitar sua vida financeira