fbpx
Loading
Caderno sem pautas em branco, cercado de caneta, lápis, tesoura, régua. Veja como economizar com material escolar.

Como economizar com material escolar

Dicas para economizar com material escolar

Olá, Riqueza!

Essa época do ano é marcada por alguns gastos, não é mesmo? E se você é responsável por alguma criança, provavelmente, já está visualizando seu extrato cheio de canetas, cadernos, estojo, livros e tudo que é necessário para o início do ano letivo.

Mas, calma! Nesse post, vou passar dicas de como economizar com material escolar.

Porém, antes de começar, vamos falar de educação!

Educação financeira infantil

É importante, ao longo do ano, educar financeiramente a criança pela qual você é responsável. Assim, quando chegarem momentos como esse, será mais fácil economizar.

Neste post, eu passei algumas dicas de como ensiná-la a lidar com dinheiro.

Mas o que posso dizer como base de toda educação financeira infantil é: a criança precisa participar. Não adianta apenas falar sobre economia se ela não souber, na prática, o que isso significa.

Agora, simbora para as dicas!

Preste atenção na lista de materiais

“Será nula cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional ou ao fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição, necessário à prestação dos serviços educacionais contratados, devendo os custos correspondentes ser sempre considerados nos cálculos do valor das anuidades ou das semestralidades escolares.” – LEI Nº 12.886, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2013.

Esse parágrafo foi incluso na LEI No 9.870 , de 1999, e proíbe qualquer escola de pedir itens, como produtos de higiene (entre outros), na lista de materiais. Portanto, fique esperta em relação a isso, riqueza!

Além disso, a escola não pode exigir que você compre em determinado local ou marca.

Veja o que pode ser reutilizado

Depois de checar se a lista de materiais não é abusiva, analise o que pode ser reutilizado. Sei que existe a pressão infantil para adquirir tudo novo, e nesse momento, você vai precisar negociar com a criança.

Conversem antes de ir às compras, ainda em casa!

Nem tudo precisa ser comprado agora

Nem todos os materiais precisam ser comprados imediatamente, é possível esperar o momento mais quente passar. Então, faça uma avaliação perguntando à criança e outros pais antes de montar a lista de compras.

Compare preços

O Procom SP já liberou uma pesquisa de preços feita entre 09, 10 e 11/12/2019 em estabelecimentos comerciais que fornecem materiais.

Se não for de São Paulo, buque no site do Procon da sua região para conferir os valores correspondentes às lojas locais.

É um bom começo para economizar com material escolar antes mesmo de sair de casa.

Compras com outros pais

Comprar em redes de atacado pode sair mais barato. Por isso, minha dica é que junte pais e responsáveis de outras crianças da escola para comprarem juntos. Dessa forma, todos economizam.

Grupos no Facebook

No Facebook, você encontra grupos de Troca/Venda de materiais. Neles, pode achar boas ofertas e também vender livros, apostilas antigas (que estejam em bom estado) do seu filho (a).

Veja alguns aqui!

Economizar com material escolar

Bom, a missão economia não é tão difícil, não é mesmo? Mas, sim, é preciso de dedicação para analisar os melhores lugares e momentos, e até para pensar em truques de negociação com as crianças.

Aproveite essa oportunidade para iniciar a educação financeira (se ainda não o fez). Que tal?

Agora que aproveitou essa leitura, que tal ler também Como guardar mais dinheiro em 2020.

Foto: Designed by Freepik