- Stats: 2240 0
- Posted: 20/01/2020
- Category: Blog, Organização
Como economizar com material escolar
Dicas para economizar com material escolar
Olá, Riqueza!
Essa época do ano é marcada por alguns gastos, não é mesmo? E se você é responsável por alguma criança, provavelmente, já está visualizando seu extrato cheio de canetas, cadernos, estojo, livros e tudo que é necessário para o início do ano letivo.
Mas, calma! Nesse post, vou passar dicas de como economizar com material escolar.
Porém, antes de começar, vamos falar de educação!
Educação financeira infantil
É importante, ao longo do ano, educar financeiramente a criança pela qual você é responsável. Assim, quando chegarem momentos como esse, será mais fácil economizar.
Neste post, eu passei algumas dicas de como ensiná-la a lidar com dinheiro.
Mas o que posso dizer como base de toda educação financeira infantil é: a criança precisa participar. Não adianta apenas falar sobre economia se ela não souber, na prática, o que isso significa.
Agora, simbora para as dicas!
Preste atenção na lista de materiais
“Será nula cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional ou ao fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição, necessário à prestação dos serviços educacionais contratados, devendo os custos correspondentes ser sempre considerados nos cálculos do valor das anuidades ou das semestralidades escolares.” – LEI Nº 12.886, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2013.
Esse parágrafo foi incluso na LEI No 9.870 , de 1999, e proíbe qualquer escola de pedir itens, como produtos de higiene (entre outros), na lista de materiais. Portanto, fique esperta em relação a isso, riqueza!
Além disso, a escola não pode exigir que você compre em determinado local ou marca.
Veja o que pode ser reutilizado
Depois de checar se a lista de materiais não é abusiva, analise o que pode ser reutilizado. Sei que existe a pressão infantil para adquirir tudo novo, e nesse momento, você vai precisar negociar com a criança.
Conversem antes de ir às compras, ainda em casa!
Nem tudo precisa ser comprado agora
Nem todos os materiais precisam ser comprados imediatamente, é possível esperar o momento mais quente passar. Então, faça uma avaliação perguntando à criança e outros pais antes de montar a lista de compras.
Compare preços
O Procom SP já liberou uma pesquisa de preços feita entre 09, 10 e 11/12/2019 em estabelecimentos comerciais que fornecem materiais.
Se não for de São Paulo, buque no site do Procon da sua região para conferir os valores correspondentes às lojas locais.
É um bom começo para economizar com material escolar antes mesmo de sair de casa.
Compras com outros pais
Comprar em redes de atacado pode sair mais barato. Por isso, minha dica é que junte pais e responsáveis de outras crianças da escola para comprarem juntos. Dessa forma, todos economizam.
Grupos no Facebook
No Facebook, você encontra grupos de Troca/Venda de materiais. Neles, pode achar boas ofertas e também vender livros, apostilas antigas (que estejam em bom estado) do seu filho (a).
Veja alguns aqui!
Economizar com material escolar
Bom, a missão economia não é tão difícil, não é mesmo? Mas, sim, é preciso de dedicação para analisar os melhores lugares e momentos, e até para pensar em truques de negociação com as crianças.
Aproveite essa oportunidade para iniciar a educação financeira (se ainda não o fez). Que tal?
Agora que aproveitou essa leitura, que tal ler também Como guardar mais dinheiro em 2020.
Foto: Designed by Freepik