fbpx
Loading
Mulher branca mexendo no notebook com duas crianças no colo. Veja aqui dicas de como fazer home office com crianças.

Como fazer home office com criança

6 dicas para fazer home office com criança

Oláaaa, Riqueza!

Báah! Parece que o isolamento social não acabará tão cedo, né? E, por isso, vamos precisar organizar cada vez melhor a rotina para termos tempo de trabalhar, ganhar dinheiro de outras maneiras e nos preparar para o pós quarentena. Mas como dar conta disso com criança em casa? Pois é disso mesmo que vamos conversar aqui. Como fazer home office com criança.

O que você vai ver nesse post

Nesse post, vou passar 6 dicas para pais e mães (ou qualquer pessoa que seja responsável por uma criança) poder dividir seu tempo em casa entre a vida profissional e cuidados com os pequenos.

Como não tenho filhos, esse artigo foi escrito baseado em muita pesquisa, principalmente, colhendo depoimentos sobre maternidade e trabalho. Por isso, acompanhe aqui, porque vamos falar desde organização prática à saúde mental.

Então, vamos lá?

Agenda – saiba dividir bem suas atividades de home office

Para qualquer indivíduo em quarentena vale essa dica, contudo, para quem tem criança em casa, é fundamental. Pois a única maneira de ter alguma perspectiva de controle durante o dia é criando uma agenda com atividades.

Mas como montar essa agenda, Mai?

  1. Comece com suas atividades profissionais. Assim, liste todas as demandas da semana e saiba fazer uma divisão realista. Ou seja, não adianta encher de tarefas no dia, sendo que sua realidade não comporta a realização de todas elas.
  2. Ainda sobre trabalho, anote o que é prioridade. Por exemplo, se há prazos a serem cumpridos, não subestime o tempo, comece o quanto antes para não ter estresses.
  3. Faça a agenda das crianças. E, nessa parte, coloque desde atividades escolares até brincadeiras. Lembre-se de chama-las para participar da realização desse calendário, falaremos do quanto é importante elas terem envolvimento nas tarefas mais para frente.
  4. Por último, não esqueça de estabelecer um horário de descanso. Mesmo que ele possa parecer improvável diante da realidade com os pequenos, busque na rotina encontrar qual seria o momento ideal para curtir, pelo menos, 30 minutos para você.

Tire o pijama

Agora que já montou sua agenda da semana, comece o dia como se fosse sair de casa. Ou seja, tire o pijama de toda a família, tome um banho, arrume a cama e peça para as crianças fazerem o mesmo.

Para fazer home office com crianças é preciso estabelecer uma rotina produtiva tanto para eles como para você. Lembrando a todos de que não estamos de férias.

Cuidados para o dia

Ao preparar o dia, tome as medidas necessárias para evitar acidentes domésticos com as crianças. Pois, algumas instituições que trabalham com segurança infantil, já estão alertando sobre algumas situações perigosas para os pequenos dentro de casa.

Mas, fique calma (o), nada que algumas precauções não resolvam.

Diálogo com outros pais que estão trabalhando de casa

Talvez essa seja outra dica de ouro quando o assunto é fazer home office com crianças: diálogo. E, primeiro, quero falar sobre a riqueza da troca de experiência com outros pais.

Por que não criar uma rede de apoio entre os pais da escola do seu filho? Dessa forma, todos compartilham como estão lidando com a situação, além de poderem proporcionar vídeo chamadas entre as crianças para as manterem conectadas com os colegas.

Isso é muito rico e vale a pena investir.

Diálogo com as crianças

Outro diálogo imprescindível é com as próprias crianças. De acordo com a psicóloga Cibele Marras, especialista em psicologia das emergências e desastres, elas entendem o que está acontecendo.

Cibele deu uma entrevista para o jornal El País, em que falou muito sobre como preservar a saúde mental dos pequenos nesse momento da pandemia, que vale muita a pena ler. E você pode acessar aqui.

Também veja como ela enfatiza a importância da participação das crianças nas tarefas do lar até como um forma de entretenimento.

Converse com os empregadores e equipe sobre o trabalho com crianças

Bom, por último, converse com sua equipe de trabalho. Exponha a situação atual, fale da sua programação diária e especifique as tarefas nas quais vai focar no dia.

Esse diálogo é importante para mostrar seu esforço e organização com o trabalho e também deixar claro o que poderá entregar diante dessa realidade.

Tenha um local de trabalho

Outra dica para fazer home office com criança é criar um espaço específico para trabalhar. Mesmo que não tenha um escritório montado para essa finalidade, improvise com um espaço na mesa de jantar, desligue a TV e fuja de distrações.

Separe o que é profissional e o que é pessoal

E, assim que montar seu espaço, separe todos os utensílios que são profissionais daqueles pessoais. Logo, sua agenda de atividades, canetas, computador etc ficam organizados, como também ganham relevância. Ou seja, nada disso pode ser brinquedo para as crianças.

Inclusive, comunique isso dentro de casa!

Use o que funciona para fazer home office com filhos

Não é hora de se prender a “meu filho não mexer em celular para não viciar”. Se o celular é uma forma de entretenimento garantida, use a seu favor. Depois, brinque e faça outras atividades que não envolva tecnologia.

Pense que o momento exige jogo de cintura e algumas quebras de padrões para poder funcionar direito, pois quanto mais exigente for consigo, mais terá chances de se sobrecarregar emocionalmente e não dar conta de nada.

Peça ajuda (mesmo que seja remota)

Lembra de que mencionei acima as vídeo chamada entre as crianças da escola? Então, por que não recorrer a esse tipo de ajuda dentro da família também? Com quem seu filho (a) gosta de conversar? Será que não dá para fazer uma ligação para essa pessoa?

Mesmo que seja por alguns minutinhos, cada pedacinho de tempo que você possa ganhar para se organizar é precioso.

Não se culpe por não ser produtiva (o) o suficiente

E, para finalizar, não se culpe! Você não está sozinha (o) nessa missão de fazer home office com criança, há muitos na mesma situação. Além disso, a culpa é a maior inimiga nessa hora.

Não deu para concretizar tudo que gostaria? Bom, bola pra frente!

É o que eu disse no artigo como não se desesperar em meio a pandemia, precisamos estruturar um pensamento produtivo diante dos sentimos ruins que vão aparecer durante a crise do coronavírus.

Seja útil consigo, riqueza! Vai passar. Aguente firme.