fbpx
Loading
mudar-padrão-de-vida

E quando tenho que mudar o padrão de vida?

Olá, Riqueza!

Quero conversar com você sobre um assunto profundo, mudança no padrão de vida. Sabe aquele momento em que você já cortou todos os gastos supérfluos e mesmo assim a vida continua difícil? E surgem as questões: “e quando os gastos essenciais estão caros demais para mim?” “O que fazer agora?” A resposta é simples e dolorida para a maioria: mudar o padrão de vida.

Fica comigo, quero mostrar como isso não precisa ser o fim do mundo.

Sobre mudar o padrão de vida

“A vida é mudança. Mesmo o Himalaia está mudando; assim sua miséria não pode permanecer imutável.” 

Osho, O livro dos Segredos

Desempregado e sem perspectivas de arranjar um novo trabalho, o peso do aluguel nunca pareceu tão arrasador, os juros das dívidas estão acabando com toda possibilidade de uma boa noite de sono. Essa pode ser a sua realidade, do vizinho, de algum amigo ou parente. E mudar o padrão de vida não é uma solução difícil de ser encontrada. Pelo contrário. Talvez, seja o primeiro pensamento que passe pela mente em momentos assim, porém a aceitação desse fato, muitas vezes, demora a acontecer.

Isso se deve, riqueza, ao nosso medo da mudança. Aceitar que é necessário residir em outro bairro, mais afastado, em uma casa menor, quem sabe até dividindo apartamento; aceitar trabalhar com algo diferente do que você almejava; aceitar que esforços serão necessários é um processo lento mesmo, mas é a condição para você voltar a ter sossego emocional.

Eu te pergunto, de que adianta continuar a pagar um aluguel desproporcional a sua situação financeira se toda a noite você pensa nisso antes de dormir? Não seria melhor, talvez, prezar pelo seu sono, saúde mental (e física) dormindo em um lugar mais apertado, mas que você possa ter a segurança de conseguir pagar no próximo mês? E por ter essa segurança, conseguir pensar melhor nas soluções para refazer a vida, ter mais ânimo para correr atrás de emprego e trabalhar pensando que esse momento é passageiro.

Além do mais, mudar o padrão de vida não é de todo ruim. Uma coisa eu te garanto, riqueza, tirará muitos aprendizados sobre você mesma. Principalmente, sobre o valor das coisas e das pessoas em sua vida. Porque quem ficará ao seu lado nesses momentos são amigos de verdade.

Outra coisa, Riqueza: você se acostuma! Acostumar-se parece impossível e negativo, à medida em que você “se nega” a aceitar o fato de precisar viver determinada realidade. Contudo, quando chega o momento de encarar uma rotina diferente dia após dia, ela se torna parte de você. Vai por mim e por muitos estudiosos que já provaram isso, nós somos seres capazes de nos adaptar.

Então, se estiver enfrentando um momento como esse, não se assuste! Faça o que tiver que ser feito, mude! Evite o mundo virtual e tudo de irreal que nele habita, foque em viver a sua realidade prezando pela saúde emocional e financeira. Monte seu plano de ação como já falamos por aqui e mande bala!