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Fatores importantes para a precificação dos seus serviços ou produtos

Fatores importantes para a precificação dos seus serviços ou produtos

Quem presta ou pretende começar a prestar serviços ou ainda a vender produtos, concorda que é essencial saber precificar corretamente estes itens. Para isso, diversos fatores devem ser observados e ponderados, como o custo dos materiais, os impostos ou o preço da concorrência. Veja ao que você deve estar atento(a), quando for definir os preços, a seguir:

Custos:

Dentro dos custos estão muitos itens a serem observados. Dentro deles se encontra todo o material que servirá de matéria prima, seja para a produção de um produto ou para a execução de um serviço. No caso de serviços, defina o valor da sua hora de trabalho e verifique quanto tempo é gasto para a execução do mesmo. O tempo também deve ser observado na fabricação de produtos, pois, se um produto demora mais para ser produzido menos dele pode ser fabricado e vendido em relação a outros produtos, o que aumenta o seu custo. Há também custos  com insumos como água, energia e transporte. Se você tem funcionários, também deve dividir o custo mensal com eles e com a empresa pela quantidade de produtos produzidos por mês.

Impostos:

Seja na fabricação de um produto ou realização de um serviço, impostos podem ser cobrados e é importante saber se é o seu caso. ICMS é cobrado por mercadorias e, ISS sobre serviços, por exemplo. No caso do ISS, tanto empresas terceirizadas que prestam serviço como profissionais autônomos, pagam, seja por meio de alíquotas sobre serviço ou de acordo com a tabela apropriada.

Outros fatores:

Concorrência, consumidor e valor agregado são fatores importantes que vão fazer o seu preço e lucro variarem. É extremamente necessário verificar por quanto está saindo o mesmo serviço ou produto nos locais próximos de você. Tanto para ter uma base do valor a ser cobrado, quanto para conhecer os concorrentes, oferecer um diferencial e se destacar.

Conhecer o seu público alvo também é importante pois assim poderá saber quanto o seu consumidor pagaria por um serviço ou produto como o seu. Adequar seu preço às expectativas do consumidor é fundamental para conquistar clientela.

Valor agregado é estabelecido quando além de suprir a necessidades do cliente, o produto ou serviço traz uma subjetividade a mais, seja por deixá-lo altamente satisfeito, ou por ser aceito e valorizado por tantas outras pessoas, etc. Saber quanto o seu produto vale para os seus clientes é, as vezes, mais importante que analisar os preços das concorrência.

Contudo, basicamente, introduzir um produto no mercado com preço abaixo do já existente pode fazer com que você conquiste espaço ao atrair consumidores. Ao passo que colocar um valor acima do já existente no mercado pode, de início, contribuir na compensação do valor investido no início do negócio, mas tornará mais lenta a fidelização dos clientes. A partir da análise desses fatores, podem ser efetuados diversos cálculos para o melhor valor do seu produto então.

 

Por Taís Queiroz