fbpx
Loading
Investir no Brasil morando fora com cuidado

Investir no Brasil morando fora – vale a pena? como fazer?

Investir no Brasil morando fora – vale a pena? como fazer?

Olá, riqueza!

Se você já curte o meu blog e o meu canal no Youtube há um bom tempo, as dicas que aplicou devem estar te ajudando a economizar, não é mesmo? Depois de um bom tempo aplicando ou poupando da maneira que mais se encaixa no seu perfil, é normal que você comece a pensar em formas de investir o seu dinheiro.

Isso é completamente possível, mesmo que você esteja morando fora do país. Morar fora é muito bom! Mas até nos habituarmos à economia de outra nação, nossos olhos investidores podem ainda estar apontados para o nosso bom e velho Brasilsão.

Outros pensam que morar fora não significa abrir mão de investir no chamado ‘futuro da nação’. Por isso, decidem investir na pátria-mãe ao invés de colocar seus rendimentos nas mãos de um país que recentemente os acolheu.

E ainda, outros são investidores iniciantes e querem aprender com investimentos no Brasil antes de se aventurarem em ‘águas internacionais’ do ponto de vista financeiro.

Portanto, preparei esse artigo para te ajudar a entender como investir no Brasil morando fora, tendo em mente as questões que acabei de levantar.

Vou te responder aqui as seguintes perguntas:

  • Um brasileiro que mora fora do país pode investir no Brasil?
  • Vale a pena investir no Brasil morando fora?
  • Como lidar com a menor taxa de juros cobrada no exterior?
  • O que fazer para lidar com as leis e a burocracia para investir no Brasil morando fora?

Vamos às respostas para essas 4 perguntas!

O que dizer de um brasileiro que mora fora do país e quer investir no Brasil?

Em primeiro lugar, vou analisar com você se é possível um brasileiro investir na própria nação morando fora. Para começo de conversa, a resposta para esta pergunta é dupla: ‘sim’ e ‘não’. Eu vou explicar melhor essa relatividade de conceitos.

Você já deve ter ouvido falar a respeito de domicílio fiscal, não é mesmo? Vou relembrar esse conceito básico para quem deseja morar fora do país:

O domicílio fiscal de um contribuinte do tipo Pessoa Física é o seu endereço residencial. Se não há conhecimento desse endereço, automaticamente o domicílio fiscal passa a ser a sede das atividades comerciais do contribuinte. No caso de uma Pessoa Jurídica, o endereço da sua sede passa a cumprir essa função legal estabelecida por Lei.

Com isso em mente, podemos ir mais a fundo. Em geral, os brasileiros que se mudam do país costumam declarar isso à Receita Federal de maneira formal. Assim, a partir de então, ela fica desobrigada de recolher o Imposto de Renda no Brasil. Isso é bastante prático, principalmente porque não será necessário pagar dois impostos de renda de países diferentes.

Com isso em mente, conseguimos entender melhor o que é um investidor não-residente. Pode ser:

  • Um brasileiro que declarou à Receita Federal que se mudou para outro país; ou
  • Um estrangeiro que deseja investir no Brasil.

É importante ter em mente esse conceito para considerarmos as próximas questões envolvidas nisso.

Mas como você viu agora, é possível, sim, investir no Brasil morando fora.

Investir no Brasil morando fora do país

Investir no Brasil morando fora é uma opção rentável?

É bem provável que quando decidir investir no Brasil morando fora, você vai se surpreender com algo inesperado: a taxa de juros.

Quando se mudam para países com uma grande estabilidade financeira, como na Europa, por exemplo, alguns pensam que investir lá tem mais rentabilidade do que investir no Brasil. Isso é verdade?

Em linhas gerais, não. Por quê? O Brasil está passando nas últimas décadas pelo que podemos chamar de ‘explosão de desenvolvimento’. Pode parecer que estou exagerando. Mas pare um pouco e pense nas seguintes perguntas:

  • O que está ocorrendo com o poder de compra no Brasil em comparação com outros países?
  • Já parou para pensar que a taxa de escolaridade e capacitação profissional dos brasileiros aumentou nos últimos anos?
  • Percebe como mais pessoas estão viajando para fora do Brasil?

Não, não estou aqui defendendo o governo ou algo assim. Estou apenas refletindo com você que o nosso país está buscando nas últimas décadas ‘correr atrás da máquina’, por assim dizer.

O Brasil está por muito tempo tentando se equivaler à economias promissoras e, por causa disso e de outros fatores relacionados, nosso país é encarado como uma nação em constante desenvolvimento.

Isso torna os investimentos feitos aqui mais lucrativos em comparação com os investimentos em países europeus, apenas citando um exemplo. A razão é óbvia: países com milênios de história atingiram a estabilidade econômica que o Brasil talvez alcance apenas no futuro.

Exemplo disso pode ser visto em alguns números recentes. No Brasil, o nível de rentabilidade de investimentos chega a 10%, 13% ou mais por ano. Na Europa, muitos países possuem níveis bem mais moderados de desenvolvimento. Muitos chegam no máximo à casa dos 2%.

Trocando em miúdos, vale bem mais a pena investir no Brasil do que lá fora, tomando o ponto de vista que estou abordando aqui.

Como Juntei R$50.000,00 em 1 ano!

Como fazer bom uso da menor taxa de juros fora do Brasil?

Algo bem curioso que eu gostaria que você ficasse atento é que a taxa de juros do Brasil é maior do que a de outros países mais estáveis do ponto de vista econômico.

Isso acontece pelo seguinte motivo: a percepção de risco existente no Brasil por parte dos investidores é maior.

É aí que surge a pergunta:

Como se aproveitar disso para investir adequadamente no Brasil mesmo morando fora?

É preciso ficar especialmente atento ao risco cambial. Antes de decidir se vai investir fora ou aqui, avalie profundamente o mercado para ter um pouco mais de certeza sobre os cenários nacionais.

A instabilidade política, por exemplo, afeta muito mais a moeda brasileira do que a moeda de muitos países desenvolvidos.

Por isso, não coloque os pés pelas mãos. Invista no Brasil quando as coisas parecerem estar indo melhor.

Investir no Brasil morando no exterior

Como lidar com as leis e a burocracia?

Em último lugar, vou dar conselhos que vão te ajudar a contornar possíveis problemas legais e burocráticos de investimentos no Brasil morando fora.

Mantenha suas aplicações no formato online. Isso permite tomar decisões mais rápidas quando as coisas não vão bem.

Faça bom uso das ações tomadas por meio de corretoras. Elas costumam oferecer serviços que permitem calcular comparativos de investimento com mais agilidade.

Não feche todas as suas contas bancárias no Brasil, pois precisará delas e de seu documento de identidade para atuar junto às corretoras.

Informe-se sobre possíveis serviços de assessores bancários, que poderão te auxiliar em momentos de tomada de decisão.

Ao investir no Brasil morando fora, siga minhas dicas. Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário e responderei logo!