- Stats: 1448 1
- Posted: 02/01/2019
- Category: Organização
Tudo sobre IPTU e IPVA
Olá Riqueza,
As festas de final de ano acabaram, 2019 está começando com todo gás e chegou aquele momento em que temos que pagar alguns impostos, como IPTU e IPVA. Para ajudar você a entender como realizar o pagamento, as melhores formas de liquidar essas cobranças, estou fazendo esse post. Bora lá?
O que você precisa saber sobre IPVA e IPTU
IPVA
Vamos começar pelo IPVA, que é a abreviação de Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Como o nome já sugere, você só precisa pagar se tiver algum automóvel em sua posse, riqueza. É uma taxa obrigatória cobrada pelos Governos Estaduais.
Bom, como é uma cobrança feita por cada Estado, os valores divergem de região para região. Outra variação do valor acontece pelo modelo e ano de fabricação dos veículos.
Por exemplo, se você reside em São Paulo, uma forma de saber o valor que precisa pagar é seguindo esses passos:
-Entre no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo;
-Clique no IPVA no menu lateral;
-Vá no campo “Consulta de débitos de veículos”, clique em “Consultar”;
-Digite o número do RENAVAM (Registro Nacional do Veículo, como se fosse o “RG” ou “CPF” do seu automóvel);
-Digite o número da PLACA;
-Digite o Código da imagem;
-E, agora, é só consultar.
Em São Paulo, a categoria do veículo e o seu valor de venda,divulgado pela tabela FIPE, estabelecem o imposto que ele deve pagar para conseguir o licenciamento de 2019.
O pagamento
Já conversamos sobre a importância do planejamento para que você possa liquidar esses tributos de forma rápida e sem dor de cabeça. A melhor maneira de efetuar o pagamento é em cota única, porque assim tem a possibilidade de conseguir descontos em cima do valor a ser pago. Esse ano, o desconto para quem pagar à vista será de 3%.
Caso você não tenha se planejado (aiaiai, riqueza!), é possível efetuar o pagamento em no máximo três parcelas, cujo valor mínimo é R$150,00, com vencimento de 30 dias consecutivos.
Se você ainda não deu uma olhada na tabela de prazos de pagamento disponibilizada pela Secretaria da Fazenda, a Mai trouxe ela para você:
Olha que legal, essa reportagem do Auto Esporte comparou os valores de IPVA no Brasil, no começo de 2018.
IPTU
Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU, é um tributo que toda pessoa detentora de um imóvel – com algumas exceções, dependendo da natureza do imóvel – é obrigada a pagar. O órgão público que faz o recolhimento desse imposto é a prefeitura.
O cálculo do valor é baseado no valor de venda do imóvel. Em São Paulo, por exemplo, segundo a Lei Municipal 6.989/1966m, para imóveis, exclusivamente, residenciais é cobrado 1% do valor de venda. Ja imóveis que são utilizados para outros fins, a porcentagem é 1,5%.
Como eu mencionei antes, riqueza, existem algumas exceções no pagamento de IPTU. Isso pode variar de acordo com o munícipio, em São Paulo, por exemplo, não pagam o imposto:
Se você se encaixar em algumas dessas categorias e quiser saber quais os procedimentos para requerer a isenção da cobrança, é só entrar aqui.
Pagamento
Olha só, riqueza, é importante você ficar atenta ao pagamento! Por exemplo, a Prefeitura de São Paulo já alertou que muitos boletos falsos estão sendo distribuídos.
NOS BOLETOS OFICIAIS NÃO EXISTE A MENSAGEM “REAJUSTE DE IPTU”, SE VOCÊ RECEBEU UM BOLETO QUE TEM ESSA FRASE ESCRITA, DESCONFIE.
Se você emitir uma 2ª via do boleto, busque sites oficiais, como o da prefeitura do seu município.
O pagamento do IPTU São Paulo 2019 tem 2 opções de pagamento: à vista ou parcelado.
Se você se programou para pagar à vista, assim como o IPVA, terá um desconto de 3%, desde que efetuado até a data de vencimento.
Caso for parcelar, riqueza, poderá pagar em 10 parcelas, de valor mínimo de R$20,00.
Para poder ficar atento a tudo referente ao seu imposto, se for de São Paulo, acesse o site da prefeitura.
Para as riquezas de outros municípios, o site IPTU 2019 possui informações completinhas de todas as regiões.
Pois é, riquezas, 2019 está ai! Feliz ano para nós!