fbpx
Loading
Duas pernas femininas subindo escadas. Veja aqui como mudar de emprego depois dos 40 anos.

MUDAR DE EMPREGO DEPOIS DOS 40 ANOS

Como mudar de emprego depois dos 40 anos

Olá, Riqueza!

Aqui nessa comunidade, não há “tarde demais”. Eu já expliquei a você o porquê existe essa crença limitante aqui no blog. E hoje, quero falar especificamente com você que quer mudar de emprego depois dos 40 anos.

Apesar de colocar a idade como parâmetro, você que tem menos de 40, também pode aproveitar as dicas que vou passar aqui. Bora lá?

Trabalhe sua Inteligência Emocional

Na semana passada, eu escrevi aqui no blog sobre inteligência emocional, você viu? Porque a primeira dica que vou passar é sobre isso.

Pois a transição de carreira já é um processo que exige bastante planejamento, calma e avaliação de estratégias o tempo inteiro.

E para tudo isso, é necessário entender quais comportamentos emocionais influenciam diretamente no seu pensamento estratégico.

Em outras palavras, buscar conhecer de onde vem o medo, insegurança, frustração etc. Para que você encontre alternativas de gestão dessas emoções inerentes a qualquer processo de mudança.

Organização Financeira Pessoal

Agora, vamos falar de finanças! Como o seu plano é fazer algo que pode deixá-la sem renda por um tempo, precisa se preparar para isso.

Se está com dívida e não tem noção alguma de como começar uma organização financeira, esse mês o meu curso vai ter uma promoção de Black Friday imperdível.

Nele, eu coloquei toda a minha metodologia prática de sair das dívidas para virar investidora. Veja aqui se é para você.

Caso você não esteja endividada, já saiba como estruturar as finanças da sua família e já tenha um conhecimento básico de investimentos, ótimo! Então, turbine a sua reserva de emergência.

Geração de renda

Ademais, se é da comunidade da rica, você sabe o que eu sempre falo aqui, né? Segurança financeira depende de mais de uma fonte de renda.

Mesmo que você vá abrir um negócio, não deposite 100% da sua geração de renda nele. Eu, por exemplo, administro as minhas finanças com dois negócios paralelos, além de algumas outras fontes passivas.

Uma observação válida aqui é que você não precisa ter dois negócios como eu, pode encontrar algumas fontes de renda que permitam mais flexibilidade de tempo.

Organização da rotina

Imagino que você deva estar me perguntando: como fazer isso com uma rotina atribulada? Bom, eu digo que é com planejamento e gestão de atividades.

Para conciliar as tarefas de casa e profissionais, antes de qualquer coisa, você precisa entender:

  • Quantas demandas existem;
  • Quais aquelas que são urgentes e prioritárias;
  • Você pode delegar alguma delas?
  • Se não puder delegar de jeito nenhum, o que pode ser simplificado?

Tudo isso precisa estar bem organizado para que você possa adicionar na rotina o seu plano de ação para mudar de emprego.

Plano de ação

Foto do Instagram A Rica Simplicidade

Nesse post do meu Instagram, você vai poder visualizar como montar o cronograma mensal do seu plano de ação.

Basicamente, a ideia é listar todos os passos da sua transição de carreira e estipular o prazo final de cada um deles

No cronograma que eu mostrei no Instagram, você monta uma tabela onde as colunas são os meses do ano, e as linhas, as atividades a serem feitas.

Assim, o seu plano de ação fica estratégico. Por exemplo, já sabe que ao final do mês de Janeiro, precisa ter feito as primeiras atividades.

Networking – Rede de Contatos

Outra coisa que você precisa listar aí é o seu top 10 de contatos estratégicos para mudar de emprego. São as pessoas que vão ajudar de alguma forma nesse processo.

Comece com a sua rede de contatos mesmo. Busque no telefone pessoas que:

  • Possam ser um ombro amigo durante a jornada (apoio psicológico);
  • Sejam profissionais que você admire e que possam dar algumas dicas sobre o seu desempenho;
  • Trabalhem em lugares onde o seu serviço possa ser útil, e portanto, possam a indicar;

Caso você vá começar a vender um produto/serviço, também busque pessoas a quem ele possa interessar. Ofereça de graça no início, para ter um feedback e consiga indicação.

Mostre seu trabalho

Nesse vídeo, eu falo sobre a dica que vou passar agora.

É uma das mais importantes, não porque seja melhor que as outras, mas porque poucos fazem isso. A parte de planejar é algo mais “tranquilo”, porque não exige contato.

Porém, todo planejamento precisa de ação. E parte importante disso inclui a venda do seu trabalho.

O que quero dizer é: você precisa mostrar o seu trabalho para as pessoas. Tanto para amigos, ex-colegas de profissão e potenciais clientes.

Resolva uma dor do seu nicho de trabalho

Dentro do seu mercado de trabalho, onde você pode atuar? Qual problema o seu serviço pode resolver? Como você resolve isso?

Essas são três perguntas importantes para você responder. Depois que obtiver as respostas, escreva um e-mail de contato para ser enviado a pessoas ou empresas que precisam de um profissional como você.

Nele, coloque:

  • Quem é você;
  • Qual é a sua promessa de resultados para resolver a dor do cliente (pessoa ou empresa);
  • Como você pode cumprir essa promessa;
  • Por que o cliente pode confiar que você consegue obter esses resultados (sua experiência);
  •  De que forma o cliente pode averiguar que você consegue esses resultados (depoimentos de pessoas para quem você já serviu alguma vez);

Como mudar de emprego depois dos 40 anos

Como pôde perceber, riqueza, a ideia é usar a sua experiência de vida a seu favor. Não se apegue na sua idade, foque em como você resolve os problemas das pessoas. Isso é a regra máxima de vendas e que serve para tudo.

Se você chegou até aqui, vou recomendar que continue a leitura com o artigo como ganhar dinheiro em um mercado saturado.

X