fbpx
Loading

Moedas Digitais: tudo que você precisa saber

Moedas Digitais: tudo que você precisa saber

Moedas digitais: o que são, para que servem, como funciona? Entenda se elas são um bom investimento para você ou não

Olá riqueza!

O termo Bitcoin se tornou parte integrante do buscador mais famoso do mundo, o Google, depois que milhões de pesquisas relacionadas sobre o assunto foram realizadas.

O avanço tecnológico do mercado financeiro nos últimos 10 anos tornou possível negociar 100% online com uma segurança nunca vista antes. E as moedas digitais são como um carimbo que comprovam a mudança nesse cenário que veio para ficar.

É bem provável que você seja uma dessas pessoas que busca informações sobre as Bitcoins, ou moedas digitais, na internet. Assim, eu me comprometi em te entregar um artigo exclusivo para dar os detalhes que você precisa saber sobre as moedas digitais.

A partir de agora, você vai entender melhor sobre:

  • O que são moedas digitais?
  • Como elas surgiram?
  • Como ocorrem as transações?
  • Como funciona uma carteira digital?
  • De que forma você pode ofertar as moedas digitais?

Espero que ao entender a resposta para estas 5 perguntas, você possa avaliar como investir com bom senso em moedas digitais.

Moedas Digitais

O que são as tão faladas moedas digitais?

Moedas digitais são criptomoedas descentralizadas. Em termos mais simples, é um meio digital de troca financeira que faz uso das tecnologias de criptografia e blockchain para validar cada transação realizada.

A primeira moeda digital descentralizada da história se chama Bitcoin. Por causa de sua grande fama desde sua criação por volta do ano 2009, ela se tornou praticamente um sinônimo de moeda digital.

Ganhei DINHEIRO com BITCOIN? É investimento? Vale a pena comprar?

A partir daí, um grande número de moedas digitais começou a ser criado. Hoje em dia, nas listas de criptomoedas que você vai encontrar na internet, alguns desses nomes surgiram: SmartCash, Litecoin, Niobio Cash, Dash, Emercoin, Dogecoin, Auroracoin, PotCoin, Aeon, Mastercoin, BlackCoin, Monero, Coinye, MazaCoin, Bitcoin, Namecoin, Ethereum, DigitalNote, Zerocoin, Peercoin, E-Coins e Nxt.

As operações financeiras entre quem compra ou vende as moedas digitais são regidas totalmente pela internet. A tecnologia foge ao método mais tradicional de transações feitas de maneira centralizada. Para isso, sistemas de blockchain possuem cópias distribuídas em redes peer-to-peer (ponto-a-ponto), que dificultam a exclusão de registros em altos níveis de segurança.

Como ocorreu o seu surgimento?

O início da era das moedas digitais é bem recente. Em 2009 um pseudônimo chamado Satoshi Nakamoto anunciou a criação do sistema financeiro digital descentralizado que é negociado hoje com as moedas digitais, ou criptomoedas.

Existem muitos boatos envolvendo o pseudônimo Satoshi Nakamoto. Não há como afirmar se este é o nome de uma pessoa, de uma empresa ou de um grupo de sócios. O que se sabe é que de lá para cá, muitas ofertas têm sido feitas por investidores empolgados com o negócio online de compra e venda de moedas digitais.

Especialmente de 2017 para cá, o comércio de criptomoedas atingiu um patamar elevado de negociações e está atraindo a atenção de milhões de pessoas no mundo todo.

Por causa dessa ascendente maneira de lucrar na web com moedas digitais, surgem dúvidas sobre a segurança das transações. Vou falar sobre isso agora.

As transações de criptomoedas são seguras?

A resposta para esta pergunta é: sim, as transações de moedas digitais são seguras. Vou explicar as razões para afirmar isso.

  • A rede blockchain mantém em funcionamento as negociações. Esse tipo de rede computadorizada não é centralizada. Isso significa que, por possuir diversas cópias no mundo todo, a rede blockchain garante a sustentação das informações sobre cada transação realizada.
  • Transações duplas são automaticamente bloqueadas pela rede, o que torna impossível burlar o sistema online de transações.
  • Os próprios usuários da rede a mantém segura, impedindo que qualquer possível fraudador interfira na comunicação entre os investidores tentando se apropriar do que não lhe pertence.
  • A capacidade de processamento em poder da blockchain é maior do que o próprio Google. Assim, quem quisesse interferir nas negociações das moedas digitais, teria de investir muito dinheiro para obter pouco retorno. Isso faz o ambiente de compra e venda de criptomoedas ainda mais seguro a cada dia.

O que mencionei acima são apenas alguns exemplos da composição fechada da rede blockchain, que sustenta de forma segura as negociações de moedas digitais.

Investir em moedas digitais

Como funcionam as carteiras digitais?

Para lucrar com moedas digitais, você precisa ter um meio de armazenamento dos valores que adquiriu por meio das transações das criptomoedas que negociou, não é mesmo?

O mercado de moedas digitais, portanto, criou um sistema de transferência e atualização das criptomoedas, processos esses que ocorrem de forma online. Não há nenhuma movimentação monetária física envolvida e, por isso, é preciso usar carteiras digitais para guardar o seu dinheiro.

As opções mais comuns de carteira digital são:

  • Carteira Digital para Desktop. Ela pode ser usada por meio de um programa instalado em seu desktop. Isso facilita a vida de quem deseja realizar toda a sua negociação através do seu computador pessoal.
  • Carteira Digital Mobile. Esse formato lidera as escolhas dos investidores em criptomoedas. O motivo é simples: com esse tipo de carteira digital, é possível gerenciar o negócio de moedas digitais na palma da mão em qualquer lugar.
  • Carteira Digital Online. O formato web de negociação te permite administrar as moedas digitais com dados salvos na nuvem, acessando-os onde você estiver.
  • Hardware de Carteira Digital. Essa é a melhor opção para quem investe em quantidades maiores de criptomoedas. São mais caras, pois guardam as chaves de negociação no modo offline. Porém, é justamente feita para os que desejam investir no negócio como uma fonte principal de renda e, por isso, estão dispostos a gastar mais para ganhar mais.

Com essas informações em mente, espero que você possa avaliar a melhor escolha para o seu perfil de investidor em moedas digitais.

Como ofertar criptomoedas?

Se é novato no ramo de negociação de moedas digitais, é bom seguir algumas dicas para principiantes que vão te poupar muitas dores de cabeça. Algumas dicas dadas pelos que já são experts no assunto são estas:

  • Tente manter um limite de segurança no seu investimento em criptomoedas. A regrinha “Só gaste o que for possível perder” é bem prática para quem está dando os primeiros passos.
  • Determine uma meta específica de lucro e só negocie dentro dela.
  • Se perceber que podem surgir níveis muito acentuados de perda, pare antes de que isso chegue ao seu limite.
  • Estude e aplique boas práticas do chamado Stop Loss, um método que assegura a menor perda possível de moedas digitais.
  • Aprofunde-se no entendimento dos gráficos de criptomoedas. Isso é essencial para saber o momento certo de seguir em frente ou de parar.

Com o tempo, você vai adquirir mais experiência investindo em criptomoedas. Aplique as dicas dadas acima, estude o mercado! Seja cauteloso quando sentir vontade de inovar num campo até então desconhecido para você.

Desejo que seus lucros com moedas digitais sejam constantes rumo à riqueza!