fbpx
Loading
Retrovispr de carro onde está escrito "past", passado em inglês. Veja aqui como fazer uma retrospectiva de 2020.

Retrospectiva 2020: como avaliar o seu ano

Como fazer uma retrospectiva de 2020 e avaliar o seu ano

Enfim passamos mais um ano! Se você está lendo esse texto, considere – se guerreira diante do turbilhão que vivemos. Ainda estamos diante de um vírus que desafia nossa saúde física e mental, e necessita cuidado. Mas chegamos até aqui, e por isso, é válido fazer uma retrospectiva de 2020.

Vou sugerir perguntas para você avaliar o seu ano para poder mapear os próximos passos. Então, bora?

Quem eu era antes da pandemia chegar?

O ponto de partida para essa retrospectiva é lembrar quem era você no início desse ano. Antes mesmo da COVID-19 se alastrar pelo Brasil. Como eu sei que não tenho só riquezas residentes no país, quero que você, que mora fora, pense a mesma coisa, porém dentro do seu contexto.

A ideia aqui é fazer uma viagem para um tempo em que o inimigo externo ainda não existia, e portanto, você vencia outros desafios, almejava objetivos diferentes (como viajar, por exemplo).

Recupere seus objetivos, sentimentos, planejamento. Busque perceber se a pessoa que você estava afim de se tornar em 2020 ainda permanece nos planos.

Quais foram os maiores desafios que enfrentei nesse ano?

Depois de lembrar quem você era antes do vírus, agora a ideia é entender quais foram seus maiores desafios de 2020.

E, para ajudar na tarefa, pode direcioná-los seguindo esse tópicos:

  • Referentes à saúde;
  • Estabilidade e segurança financeira (individual e familiar);
  • Vida profissional;
  • Relacionamentos (companheiros, família e amigos)
  • Autoimagem e autoestima;
  • Respeito aos outros;
  • Realizações pessoais;

De acordo com esses tópicos, busque entender quais foram os recursos que faltaram na sua vida em 2020 para que essas áreas estivessem satisfatórias.

Eu fiz um vídeo no canal onde eu contei sobre o meu maior desafio nesse ano. Assista, porque você pode se identificar.

Os desafios que enfrentei no ano foram só consequência da COVID?

Chegou um momento importante da sua retrospectiva de 2020. Quero que seja bem honesta consigo, riqueza, como eu tive que ser ao me deparar com o meu desafio desse ano.

Porque tem aspectos nossos que foram somente potencializados com o contexto da pandemia, mas eles já existiam. O exemplo financeiro disso é a falta de uma segunda fonte de renda, algo que você me ouviu alertar para a necessidade antes mesmo de passarmos por isso.

Por que você (e muitas pessoas) ainda não tinha se organizado para ter outro pilar de sustentação econômica? Eu fiz um texto aqui no blog onde apontei os motivos pelos quais as dificuldades de gerar renda existem. Recomendo que leia.

As duas perguntas-chave para você responder aqui são:

  • O que eu não soube fazer antes para evitar que esses desafios viessem da forma como vieram?
  • Por que eu não consegui fazer? O que me faltou?

SEM CULPA!

Atenção: responda essas perguntas sem o componente da culpa! É o que eu sempre falo, você fez o que podia! Agora, reavalie essas ações tranquilamente para traçar novas estratégias. Tá bom?

Quem eu me tornei nesse ano?

Se você pudesse desenhar a si mesma como um personagem de filme. Quais características veria em tela?

Como esse personagem lidou com os medos dele? Quais iniciativas ele tomou para mudar a realidade que se apresentava em sua frente? O que fez dele um ser único, diferente, excepcional se comparado aos outros?

Quais as próximas motivações e ambições dele? Ele quer agradar todo mundo, busca ser resgatado, ou corre atrás de se resgatar sozinho, nem que isso custe o olhar feio dos outros ao redor? Porque personagens que pensam em si não são vistos com bons olhos, são os vilões.

E nós bem sabemos que a arte imita a vida, né? Ainda quando falamos de personagens femininos, é mais comum querer ser mocinha do que vilã. Contudo, qual o preço disso?

Não se preocupe se você não tiver as respostas para todas essas perguntas. Atente-se justamente àquelas que não souber responder, porque são os pontos a serem trabalhados daqui em diante.

Como fazer uma retrospectiva 2020 e avaliar o seu ano

O intuito dessa retrospectiva 2020 é fazer você entrar em contato com tudo aquilo que está ao seu alcance. Pois nós vivemos um ano atípico, com uma doença que não controlamos. E isso nos fez perceber que a vida é breve, e por isso, nossas iniciativas são urgentes.

Temos que olhar mais para o que nos fez chegar até aqui, agradecer, continuar com o que foi bom e reagir aos percalços. Ninguém virá nos salvar em 2021. Apenas nós!

Como chegou até aqui, pode ler o texto da semana passada sobre 3 ideias para ganhar dinheiro com presente de natal!

X