fbpx
Loading
Mulher comprando uma fruta no supermercado. Entenda aqui o que é poder de compra.

O que é poder de compra? Saiba porque ele é importante

Entenda o que é poder de compra e porque você deve se preocupar com ele

Olá, Riqueza! 

Quero lhe fazer uma pergunta: você guarda o seu dinheiro no colchão por sentir mais confiança? Se respondeu “sim” a essa pergunta, ou se alguém próximo a você faz isso, precisa ler o que vou explicar aqui hoje. Porque quando a gente guarda dinheiro em casa deixa ele perder valor! Sabia disso?

Para você compreender melhor essa questão, hoje, nós vamos falar o que é poder de compra e porque você deve se preocupar com ele, Riqueza!0

Por que as pessoas guardam dinheiro embaixo do colchão?

Em momentos de crise econômica, é natural que a sensação de incerteza sobre a segurança das instituições financeiras públicas e privadas aumente. Foi assim na década de 1990, com o Plano Collor, e também no último ano.

De acordo com estimativas divulgadas pelo Banco Central, em julho do ano passado,o volume total de papel moeda (dinheiro em espécie) mantido dentro de casa pelos brasileiros chegou a 277 bilhões de reais!

Fora isso, a falta de conhecimento para gerenciar e investir adequadamente fomenta cada vez mais o medo da perda de dinheiro e estimula o hábito de deixar os montantes dentro de casa.

Como vencer o medo de investir o seu dinheiro

Porém, deixar o dinheiro parado em casa é uma alternativa que não só impossibilita as pessoas de ganhar mais dinheiro com os investimentos, como também faz com que elas percam seu poder de compra!

O que é poder de compra?

Poder de compra é um conceito utilizado na economia que avalia a nossa capacidade de consumir produtos e serviços com uma determinada quantia.

Na prática, a maneira mais fácil de entender como está o seu poder de compra é no supermercado. 

Vamos supor que hoje você vá ao mercado com 100 reais e consiga levar para casa:

  • 1 pacote de arroz;
  • 1 pacote de feijão;
  • 1 quilo de carne;
  • 1 pacote de café;
  • 1 saco de açúcar.

Decorou essa lista? 

Bem, agora imagine que daqui a 2 semanas, você precise abastecer a despensa novamente. Logo, pega mais 100 reais e volta ao mercado para comprar os mesmos 5 itens da lista.

Coloca tudo no carrinho e, na hora de passar no caixa, uma surpresa desagradável: os preços dos produtos subiram, e os seus 100 reais só são capazes de comprar 3 dos 5 itens da lista!

O que aconteceu? O seu dinheiro perdeu poder de compra!

Isso acontece por causa do aumento dos preços de bens de consumo, a chamada inflação, que você deve ler e ouvir frequentemente no noticiário.

Como está o nosso poder de compra hoje em dia?

Só para você entender como isso se aplica ao contexto atual, o IPCA, o índice que mede a variação dos preços de mercado para o consumidor, segue subindo.  Em maio, o índice foi o maior para o mês desde 1996.

Ainda em fevereiro deste ano, o portal G1 já havia divulgado uma simulação que ilustra como 200 reais perderam poder de compra em apenas 1 ano. A matéria elenca o que era possível comprar com esse mesmo valor um ano antes (em fevereiro de 2020).

Portanto, hoje em dia, deixar o seu dinheiro no colchão é quase como perdê-lo! Pois ele se desvaloriza.

E, principalmente, se você tem objetivos de médio e longo prazo,como aposentadoria, precisa proteger o poder compra do seu dinheiro! Pois viu que, em apenas 1 ano, o dinheiro já não foi capaz de financiar as mesmas coisas. Agora imagine em mais de 5 anos! 

Como preservar o poder de compra do seu dinheiro?

A maneira de preservar o seu poder compra é com tipos de investimentos que estão atrelados ao índice IPCA. Porque eles garantem uma rentabilidade que acompanha o aumento da inflação, preservando o seu poder de compra.

Ademais, quando falamos em longo prazo, a melhor forma de valorizar o seu dinheiro é montando uma carteira de investimentos adequada ao seu perfil. Dessa forma, você consegue rentabilidades que possam ultrapassar a inflação.

O que é poder de compra? Saiba porque ele é importante

Para você que chegou até aqui, espero que daqui em diante, reconsidere essa ideia de guardar dinheiro no colchão como uma forma de segurança. Porque pode não parecer, mas você está perdendo dinheiro ao fazer isso.

E se você ficou interessada em proteger o poder de compra do seu dinheiro investindo de forma segura, eu estou preparando um evento que vai ajudar, Riqueza!

Vou falar mais dele nos próximos dias aqui no meu Instagram! Acompanhe!