fbpx
Loading
Foto em preto e branco de um homem branco trabalhando em seu home office. Veja os principais desafios do home office que você precisa vencer.

Desafios do home office que você precisa vencer

Veja 3 desafios do home office que você precisa vencer para o pós-pandemia

Oláaaa, Riqueza!

Já falei por aqui sobre como fazer home office com criança quando ainda estávamos no comecinho do isolamento social.

Mas, quatro meses depois, chegamos a um cenário onde os desafios do home office se estenderam aos que não tem filhos também.

Somada a isso, temos a crescente tendência do mercado em aderir ao modelo de trabalho remoto para parte de seus colaboradores pelo menos.

Ou seja, o fluxo da pós – pandemia vai na direção do home office, e sendo você CLT ou PJ, empregado ou empreendedor, terá que se adequar a isso.

Dito isso, acho que é preciso enumerar os ônus para pensar em soluções, né? Então, bora lá?

Falta de contato humano, relaxamento e agilidade

Colegas de trabalho conversando em um ambiente cooportativo. Veja aqui como a falta desse contato pode ser um dos desafios do Home Office

A ausência do contato com colegas de trabalho pode trazer alguns malefícios para a própria produtividade. Isso porque, muitas vezes, a pausa para conversa era o momento de relaxamento após um período de concentração intensa.

Além disso, se você é empreendedor e possui funcionários, pode ter sentido uma demora na tomada de decisões para dar andamento a novos projetos, ou resolver crises emergenciais.

Esse é um dos desafios do home office, cuja minha dica é: estabeleça tempo de descanso marcando pausas no alarme do celular no caso de empregados.

E, no caso de empreendedores, busque estabelecer reuniões em que seja apresentado o projeto com metas, atividades para realização delas e suas respectivas atribuições, em outras palavras, quem vai fazer o quê.

Assim, terá como medir resultados depois.

Acesso a ferramentas e infraestrutura para trabalhar em casa

Notebook, celular, caderno em cima de uma mesa. Tudo isso faz parte da infraestrutura de trabalho. Quando não há isso, pode ser um dos grandes desafios do home office.

A procura por utensílios de escritório subiu significativamente em comparação ao ano anterior nas principais lojas de móveis. Porque outro dos desafios do home office é adequar a casa ao trabalho.

Sei que nem todos têm um ambiente específico para trabalhar e isso pode ser resolvido com os utensílios, porque neles estão embutidos o significado de trabalho, e não vida doméstica.

Aconselho também não trabalhar no mesmo espaço em que você dorme, a fim de preservar o espaço de descanso intacto.

Resumindo, se você não tem um escritório com infraestrutura adequada, busque adaptar cantos da casa com objetos de trabalho como notebook, caderno, caneta, fone de ouvido.

Isso vai criar uma delimitação na sua cabeça.

Criação de uma rotina de produtividade

Mulher branca tampando os ouvidos na frente de ilustrações de relógios. A falta de gestão de tempo e rotina de produtividade é um dos grandes desafios do home office.

Cheguei, finalmente, ao maior dos desafios do home office. Porque vejo muitas riquezas me mandando mensagens sobre a dificuldade de manter uma rotina de produtividade.

A minha maior dica para essa questão é que você trabalhe sempre anotando as atividades do dia e definindo prioridades.

Caso tenha dúvidas sobre como estabelecer o que é prioridade, tem esse post aqui do Instagram onde eu dou uma dica efetiva.

Também fiz esse vídeo no canal sobre coisas que pessoas produtivas não fazem. Recomendo que você assista para se certificar que não está indo para um caminho de má gestão de tempo.

Vídeo do canal Maiara Xavier. Publicado em 01 de julho de 2020.

À medida que você definir as prioridades, determine prazo de tempo (uma hora, duas horas etc) para resolver cada uma delas.

Dessa forma, seu cérebro irá trabalhar com senso de urgência, resultando em foco e concentração maior.

Porque é importante vencer esses desafios do Home Office

Porque, como falei no início do texto, à medida que o trabalho remoto vai se tornando a tendência do mercado, os holofotes de bom desempenho serão os resultados que você gera ao seu empregador, ou ao seu próprio negócio.

Isso é bem explicitado na fala do vice-presidente do Banco do Brasil, em entrevista ao Estado de São Paulo: “a gente não pode mais medir a produção do funcionário por período que ele fica no escritório”.

E, para obter bons resultados, agregar valor e gerar mais renda (meu foco aqui na Rica com você), é preciso superar as barreiras citadas.

Gostou desse artigo? Então, agora, compartilhe ele com seus amigos próximos para que se conscientizem disso também.

E, se está buscando estudar mais, aqui eu te dou dicas de como montar uma rotina de estudos.