fbpx
Loading
Mulher branca de frente para o computador. Ela olha para a tela e leva uma caneca à boca. Veja aqui como vencer a procrastinação no trabalho.

Como vencer a procrastinação no trabalho

Técnicas para vencer a procrastinação no trabalho

Olá, Riqueza!

Hoje vamos falar de um assunto que imagino que faça parte da sua realidade: procrastinação. Afinal, como vencer a procrastinação no trabalho, principalmente nessa rotina de home office a que muitas estamos imersas?

Então, nesse texto eu vou passar algumas técnicas práticas das áreas da neurociência e psicologia que já obtiveram resultados quando aplicadas em estudos.

O que causa a procrastinação

Antes de chegarmos às técnicas que você pode aplicar na rotina de trabalho, acho importante dizer que a procrastinação constante precisa ser investigada.

Porque ela é um comportamento que tem raízes profundas e de ordem emocional. Por exemplo, a Síndrome do Impostor – da qual já comentamos aqui – pode levar às pessoas a adiarem tarefas habitualmente.

E a Síndrome do Impostor não é a única causa possível. Por isso, mesmo com as técnicas que você vai aprender aqui, recomendo sempre a busca por terapia. Pois só o acompanhamento psicológico é capaz de mudar esse hábito em definitivo.

A pergunta-chave para driblar a procrastinação

Como eu disse acima, procrastinar é uma atitude vinculada ao psicológico. Os psicólogos Tim Pychyl, da Universidade Carleton (Canadá), e Fuschia Sirois, da Universidade de Sheffield (Reino Unido), elaboraram estudos que afirmam que a procrastinação não é apenas falta de gerenciamento de tempo, mas também de emoções.

Para isso, propuseram a primeira técnica que vou passar aqui para você, Riqueza. Segundo os especialistas, ao surgir a vontade de procrastinar, faça essa pergunta-chave a si mesma: 

“Qual é a próxima ação – uma etapa simples – que terei que fazer para começar agora?”

Ao fazer isto, Pychyl explica que a mente deixa de focar nos sentimentos sabotadores e passa a buscar uma ação de fácil execução.  “Nossa pesquisa e nossa experiência de vida mostram muito claramente que quando começamos algo sem o peso do fracasso, normalmente damos continuidade. Começar é tudo”, diz o psicólogo. 

Com isso como base, a minha dica é que você deixe um post it na sua mesa de trabalho com a pergunta-chave escrita nele. Assim, pode visualizá-la sempre que vier a vontade de procrastinar.

A técnica dos 10 minutos

Bem, a próxima técnica pode ser complementar à pergunta-chave. Quem a publicou pela primeira vez foi a psicoterapeuta Amy Morin, autora do livro13 coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem”.

De acordo com Morin, ao querer adiar o início de uma atividade da qual você está sem vontade, comprometa-se em trabalhar apenas 10 minutos nela. A ideia é que seja feito um trato com você mesmo de pegar na atividade pelo menos nos próximos 10 minutos. Depois, você pode parar ou continuar.

E o mais interessante é que 90% das pessoas continuam, porque vêem progresso nesse curto espaço de tempo. O que nos leva a refletir que nem sempre precisamos de grandes espaços de tempo para começar algo, como já dizia o autor Benjamin Hardy. Falei sobre esse pensamento dele nesse artigo aqui.

Técnica da externalização da memória

Para finalizar, quero falar da técnica de externalizar a memória. Porque nosso cérebro não consegue administrar mais de quatro informações distintas ao mesmo tempo, segundo o neurocientista Daniel Levitin da Universidade de McGill  (Montreal).

Por isso, tudo que receber de demanda no dia, anote. Não deixe a informação na mente, pois ela vai ficar lhe perturbando para não esquecer. Ao anotar, você tira a preocupação do esquecimento e consegue reorganizar o seu foco.

Essa técnica é ótima para uma rotina em home office, onde demandas domésticas se misturam com as do trabalho. 

Como vencer a procrastinação no trabalho

Bom, seja em casa ou no escritório, seja você CLT ou autônoma, a procrastinação deve fazer parte da sua vida profissional em algum nível. Então, espero que você aplique alguma dessas técnicas para vencer a procrastinação no trabalho.

Se gostou da leitura, recomendo que leia também o artigo recente com Dicas Para Trabalhar Em Casa Sem Perder O Foco. 

X