fbpx
Loading
Papel com quatro colunas desenhadas. Na primeira está escrita "ideia", na segunda, "fazer". Na terceira, "fazendo" e na quarta, "feito". Aprenda como se organizar para trabalhar menos sem afetar a vida financeira.

Trabalhar menos sem afetar a vida financeira

Dicas para trabalhar menos sem afetar a vida financeira

Olá, Riqueza!

Semana passada, nós conversamos sobre como gerenciar uma rotina de trabalho sobrecarregada, pois é um dos maiores desafios no home-office. E, como complemento a isso, hoje, vim passar dicas de como trabalhar menos sem a afetar a vida financeira.

E para iniciar essa conversa, quero que encare isso como se fosse um objetivo de vida. Dessa forma, você vai conseguir pensar numa rotina que envolva planejamento e elaboração de metas para conquistar isso.

Porque não adianta só jogar ao universo que quer trabalhar menos, também é necessário estruturar uma estratégia para conseguir isso. E é o que eu vou ensinar aqui nesse texto. Por isso, me acompanhe.

Saber o valor da hora de trabalho

Em primeiro lugar, você sabe quanto vale a sua hora de trabalho? Já parou para fazer essa conta? Se já sabe isso, então, pode seguir adiante no texto.

Mas caso ainda não tenha feito conta, faça o seguinte:

  • Pegue o valor do seu último emprego como base;
  • Divida ele pela jornada de trabalho de 8 horas;
  • O resultado dessa equação será a sua hora de trabalho atual.

A ideia é você aumentar esse valor e diminuir a jornada, mas precisa também gerar mais resultados. E eu ensinei como melhorar os resultados no vídeo abaixo.

Vídeo publicado no canal Maiara Xavier

Identificar as atividades que sugam mais seu tempo

Agora que você já sabe quanto vale a sua hora, e também já aprendeu como aumenta-lo para manter o padrão de vida, quero que propor o exercício da triagem do tempo.

Como assim, Mai?

Bem, acredito que poucos saibam quanto tempo leva, em média, a resolução de suas atividades. E isso é fundamental para estruturação de uma rotina produtiva de fato. Porque produtividade é trabalhar menos, porém sem deixar de entregar as demandas.

Só que para isso, tem que saber a duração média de tarefas que são rotineiras. Então, siga essas instruções:

  • Pegue as atividades rotineiras (aquelas que você faz todas as semana);
  • Foque em fazê-las sem distrações para saber quanto tempo você leva;

Assim que tiver essa média de duração, anote isso!

Talvez esteja pensando: “mas a minha rotina é instável, principalmente, com o home-office! Não sou produtiva (o) assim o dia todo!”.

Com certeza não é! Segundo neurocientistas, a capacidade de concentração ininterrupta do ser humano é de 50 a 60 minutos. Depois disso, claramente, o cérebro vai precisar de um descanso.

Então como organizar a rotina dentro disso? Veja a próxima dica!

Saber seus horários mais produtivos

Diante do que já foi exposto sobre a duração de cada tarefa, você agora vai continuar a sua triagem de tempo, só que voltando a atenção aos seus momentos mais produtivos do dia.

Pois há quem desempenhe melhor as funções de manhã cedo, outros à noite. E ao ter esse entendimento, minha sugestão é que você realoque as atividades que exigem mais para esses horários.

Claro que eu sei que nem todos conseguem fazer isso, porque a nossa rotina sofre influências externas e há demandas além das profissionais.

Só que mesmo assim, preste atenção nisso, pois de repente, com isso definido, você encontre uma possibilidade de negociar horários (tanto no trabalho como dentro de casa).

Afinal de contas, o mais importante é a qualidade e o resultado da sua produção.

Organização das tarefas

Depois de definir bem seus melhores horários, organize suas tarefas. Para tanto:

  • Liste as atividades mensais;
  • Organize cada semana;
  • Esquematize o seu dia

Trabalhar com prazos bem definidos

Outra dica de extrema relevância é estabelecer o prazo de duração de cada atividade. Agora que você já sabe quanto tempo leva em média algumas delas, então, cumpra esse espaço de tempo da melhor maneira.

Eu ensinei a técnica prática da cartolina, que visa organizar as tarefas e seus respectivos prazos, nesse artigo aqui. Leia para aplicar por aí!

Organização financeira para trabalhar menos e sem afetar a vida financeira

Por último, não posso deixar de falar da gestão do seu dinheiro. Visto que essa meta de trabalhar menos sem afetar a vida financeira, exige controle de gastos do mês e uma reserva de emergência montada.

Ademais, saber investir seu dinheiro com sabedoria para que você garanta uma renda passiva lá na frente!

Caso você não conheça as técnicas certas de organização, não saiba como começar a reserva e tenha dificuldade de entender sobre investimentos, quero te convidar a conhecer meu curso Sufoco Nunca Mais.

Ele foi criado com base na sabedoria que adquiri em relação às finanças, desde quando liquidei uma dívida de 30 mil reais e comecei a investir para alcançar autonomia financeira como empreendedora.

Eu ensino tudo de forma simples, didática e com método aplicável a sua realidade!